Home » Blog » O Tempo do Advento

16/11/2017
Compartilhe

O Tempo do Advento

O Tempo do Advento começa quatro domingos antes do Natal e abre o ano litúrgico. Prepara-nos para as festividades do Natal. Esse período é caracterizado pela simplicidade de elementos externos que tornam a celebração litúrgica mais sóbria e, ao mesmo tempo, estimula a profundidade da espiritualidade, que brota das orações e dos textos bíblicos.

O termo advento ou vinda (do latim adventus) foi aplicado antigamente para a chegada do imperador. Significava também o aniversário de um importante acontecimento.

Em seu início, os textos litúrgicos referem-se à segunda vinda de Cristo, mas logo, com mais ênfase a partir de 17 de dezembro, passam à preparação imediata de sua vinda na carne, seu nascimento em Belém. A Igreja adotou a palavra Advento para indicar, antes de tudo, o nascimento de Jesus e o seu aniversário; depois, a preparação para tal acontecimento e, por fim, a expectativa de sua segunda vinda.

Entrando em pormenores, conforme o Calendário Romano, o tempo do Advento possui dupla característica, a saber: 1) sendo tempo de preparação para as Solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens; 2) é também tempo em que, por meio dessa lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos.

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. A memória de seu nascimento aponta para a realidade de sua presença eterna entre nós. A recapitulação da vida de Jesus, com as leituras seqüenciais dos Evangelhos ao longo do ano litúrgico, ajuda-nos, cada vez mais, a reconhecer hoje a sua presença no mundo, na comunidade e entre os  pobres e excluídos. Jesus, Filho do Homem, é o Jesus filho de Deus, Pai e Mãe, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré e que, depois do batismo de João, envolveu-se no ministério da libertação dos oprimidos, comunicando sua vida divina e eterna a todos que nele crêem e a todos que amam, respeitam e promovem a vida. Já se vive os últimos tempos. É o tempo do amor e da paz, é o momento do encontro com Jesus. A tônica do Advento é a vigilância para o reconhecimento e a acolhida de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. Os evangelhos deixam transparecer que os próprios discípulos que conviveram com Jesus, marcados pela cultura e religião da época, foram lentos em compreendê-lo. Os que permanecem dormindo não reconhecem o tempo de Jesus.

Vale lembrar que a liturgia do tempo do Advento põe em destaque algumas pessoas que tiveram grande significado na história da Salvação e que estão ligadas ao nascimento do Salvador, em Belém: João Batista, Maria, José e o próprio Jesus.

Em 2017, o tempo do Advento começa em 3 de dezembro e prolonga-se até a tarde do dia 24, data na qual começa o Tempo de Natal.







« voltar

Formas de Pagamento
Promoções
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
Cnpj: 02.003.198/0001-92 Celebração Comercio e Confecções de Paramentos Ltda - Me